Nuss… E Agora?!?

29nov/090

Padrão de Projetos Observer: Implementando mísseis teleguiados – parte 2

Como prometido na 1ª parte do artigo sobre o padrão de projetos Observer, hoje vamos implementá-lo. O nosso escopo é bem simples: temos um jato que foge de mísseis teleguiados. Durante a perseguição, o jato deve poder mudar de direção e os mísseis devem responder a essa mudança adequadamente para não perderem seu alvo.

22nov/091

O Gamer

Há vários meses algumas pessoas que eu conheci aqui pelo Nuss... E agora?!? levantaram uma questão: "Por quê ser tão técnico, Tiago?" O problema é que, por diversas vezes, eu queria postar coisas que não tinham nada a ver com desenvolvimento de softwares, mas tudo a ver com a gamesfera. De músicas, vídeos e imagens a análises e opiniões de jogos que não tinham nada a ver com game design.

Por muitas vezes eu simplesmente queria escrever sobre algo sem ter preocupação de fazer horas de pesquisa para não escrever bobagem. Queria simplesmente dar minha opinião... E isso não é o foco do Nuss.

Portanto, hoje eu torno público o meu site pessoal, O Gamer, que já andava na net há algum tempo. Ele vai estar cheio dessas coisas que a gente vê aos montes aí na net: vídeos, VG art, propagandas, versões de jogos para as telas, imagens e opiniões, muitas opiniões.  No Nuss... E agora?!?  você vai continuar com artigos de análise de sistemas, orientação a objetos, desenvolvimento, programação, padrões de projeto e game design.

Então, a todos os leitores fica o convite: visitem O Gamer quando quiserem relaxar e o Nuss... E agora?!? quando quiserem estudar.

15nov/091

Padrão de Projetos Observer: Implementando mísseis teleguiados – parte 1

Imagine a cena: Você resolve passear com seu filho, prometendo a ele mostrar uma surpresa no final do trajeto. Como qualquer menino inquieto que se preze, ele passa os primeiros 15 minutos do passeio perguntando “Já chegou? Já chegou? Já chegou? Já chegou? Já chegou?”. Esperto como só você seria, resolve cortar as perguntas do garoto com uma única resposta: “Quando chegar, eu te aviso”.

Apesar de simples, isso é tudo que você precisa saber antes de ler sobre o padrão Observer (Observador).

8nov/093

Fazendo seu projeto Cair na Real com o Getting Real

E, de repente, me surge um eMail na empresa mandado pelo Diego Botelho. Ele tinha um link para um artigo no iMasters que, por sua vez, falava de como desenvolver aplicações para a web com o Flex. Esse artigo falava sobre um livro... um tal de Getting Real. E então, tudo mudou.