Nuss… E Agora?!?

31out/091

Videogame Arte – Castlevania: Lords of Shadows

A cada novo título, notamos claramente o que chama a atenção dos jogadores de hoje: a beleza estética dos jogos. Muitos se apegam somente a isso e acabam caindo em rápido anticlímax depois das primeiras horas de jogo. Outros vão além dos gráficos e evoluem como grandes produções cinematográficas tornando cada vez menor a distância entre um filme e um jogo.

28out/090

Modelando Bayonetta

Achei isso por acaso na internet: um estudo de caso da modelagem da Bayonetta, personagem principal do jogo homônimo ainda em desenvolvimento que, pelo design, me lembrou muito Devil May Cry.

Interessante como Kenichiro Yoshimura, o modelador da personagem, segue o tempo todo dando dicas e falando descompromissadamente, sem entrar em detalhes extensivos técnicos. Além disso, por ser algo atual, é extremamente válido para aqueles que não sacam ainda de todas as fases do desenvolvimento de um jogo de última geração. A forma com que ele tratou a maquiagem me lembrou muito o artigo Áreas incomuns relacionadas com GameDev do GamedevBR.

Seja para iniciantes ou por curiosidade, é leitura recomendadíssima: não é sempre que temos à disposição relatos de desenvolvimento da última geração.

Se quiser ler mais sobre Bayonetta, a wikipédia tem um ótimo artigo aqui.

24out/093

O que você ouve?

Achei esse post do WiiClube que pegou a deixa do VideoGames Live para listar as melhores músicas de videogame. Como a pergunta ficou em aberto, resolvi postar aqui as que não saem da minha cabeça. Tentei fugir dos clichés como "Mario", "The Legend of Zelda", "Street Fighter" e "Chrono Trigger": assim acho que consegui uma lista bem variada e extensa. Espero que gostem!

9out/091

Curiosidade: Como anda um Meme?

Você já parou para pensar o quanto andou (e o quanto mais vai andar) aquele meme do qual você participou? É, eu também não tinha parado até esses dias, quando resolvi saber por onde andava o meme que eu criei, o Game Design ao Extremo.

Categorias: Meme Leia mais...
7out/091

Recordar é viver! 18 anos de game design em um post

Recebi esse link do GameReporter pelo twitter, mostrando imagens de jogos dos últimos 18 anos e, confesso, fiquei com aquela vontade de ter sido o escritor.

4out/090

Marios, Máquinas de Estados e o Padrão de Projetos State – Parte 3

Como prometido na parte 2 da série, esse é um exemplo de Diagrama de Transição de Estados do nosso código do Mario.

1out/090

Conheça as etapas de produção de um game moderno – G1

Já foi publicado há algum tempo, mas achei extremamente válido postar mesmo assim: saiu na G1 o artigo Conheça as etapas de produção de um game moderno mostrando as etapas do desenvolvimento de um jogo digital da atualidade. Ele conta com um infográfico" (imagem interativa educacional) que torna o aprendizado intuitivo e interessante.

Quem é leitor antigo lembra que postei, ainda no início do Nuss... E agora?!? uma série de artigos (parte 1, 2 e 3) entitulada "Um por todos e todos por um: as diversas profissões necessárias para fazer um jogo". Se gostou da série não pode deixar de conferir o da G1.

Agradecimetos ao Rafael Barboza pela indicação do link pelo twitter