Nuss… E Agora?!?

29set/094

E chegamos aos 100 artigos publicados

Eita. 100 artigos publicados aqui no Nuss... E agora?!? Quando escrevi o primeiro tudo era tão novo, tão diferente: o trabalho, o foco, as pessoas que conhecia... não havia a menor previsão de como estaríamos hoje, tanto o Tiago escritor quanto o você leitor. Hoje o Nuss... E agora?!? é parte do meu dia-a-dia. É um filho que dá trabalho, requer atenção e tem crescido, surpreendendo seu pai. Valeu pelas visitas, pedidos de artigos, debates sobre os assuntos aqui publicados e, principalmente, pela paciência quando aquele parte da série demoooora para ir pro ar.

Agora é seguir rumo aos 500 artigos publicados!

26set/090

Marios, Máquinas de Estados e o Padrão de Projetos State – Parte 2

Antes de continuarem lendo, recomendo que dêem uma parada no artigo sobre o Princípio da Substituição de Liskov. Entender como podemos trocar uma classe mãe por uma filha (ou, no caso do State, uma Interface por uma Implementação) é quase todo o segredo por trás desse padrão de projetos e vai tornar muito maior o entendimento do que vem pela frente. E não se esqueçam de voltar para o State quando terminarem de ler sobre Liskov!

19set/091

Marios, Máquinas de Estados e o Padrão de Projetos State – Parte 1

Pense em um jogo onde o seu personagem muda de habilidades no decorrer da aventura. Não importa se pegando itens ou ganhando poderes especiais, o importante é que saibamos o quanto de trabalho isso dá para a programação. “Ué Tiago, não é só criar as classes de cada um desses poderes especiais e ir transformando o personagem em outro objeto?”

16set/090

Abrindo o Jogo!

Esse post rápido é para avisá-los que o blog do Everton evoluiu e agora é o Abrindo o Jogo. Segundo o próprio Everton, o portal pretende  "através de artigos, notícias, debates e cursos", "apoiar a capacitação no desenvolvimento de jogos". Se antes os artigos de desenvolvimento de jogos já eram imperdíveis, imagine agora! Sorte ao Everton e ao Luiz Alessandro nessa nova fase!

Como extra, para aqueles que tinham assinado o anterior, recomendo atualizarem os feeds para http://blog.abrindoojogo.com.br/feed/

12set/091

O que raios é a UML – Parte 3

Como pedido pelo Alexandre Ceni na 2a parte da micro-série sobre a UML, a 3a parte consiste em exemplos gráficos dos diagramas previamente citados.  Os diagramas que não fazem parte do Nuss... E agora?!? são da wikipedia. Essa página vai estar em constante modificação, pois vou substituindo os diagramas da wikipedia por aqueles que forem pintando nos artigos aqui. Não é foco do artigo  ensinar como desenvolver tais diagramas, até porque isso  é assunto para futuros artigos. Portanto, vamos a eles?

7set/092

Disney compra a Marvel. E daí?

A Disney compra a Marvel por uma fortuna e piadas nascem por toda a parte. Estávamos rindo sobre essas piadas no trabalho. Até no MSN com o Ricardo e o Adauto. Entre "Cavaleiros do Apocalipse x Irmãos Metralha", "Prof. Pardal x Sr. Fantástico" e "Pato Donald x Wolverine". Porém essa notícia trás muito mais que olhos piadistas conseguem alcançar: vocês já pararam para pensar no impacto disso no mercado de videogames?

3set/091

O Princípio da Substituição de Liskov

Antes de continuarmos pelos padrões de projeto, acho importante ter aqui uma explicação sobre o Princípio da Substituição de Liskov. Ele é comum nas boas práticas de programação orientada a objetos e seus conceitos aparecem muito ao utilizar diversos padrões de projeto, principalmente no uso de Interfaces em padrões como o State (estado), o Strategy (Estratégia) ou os diversos tipos de Factories (Fábricas). Apesar de sua popularidade, ainda sim costuma dar um nó na cabeça de quem está começando.